Dia do Engenheiro Agrônomo
10 de outubro de 2014, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
No dia 12 de Outubro é comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo. A regulamentação da profissão de engenheiro agrônomo, em 12 de outubro de 1933, antecipou a própria criação do Sistema Confea/Crea, em 11 de dezembro daquele ano. O Decreto 23.196 proporcionou o impulso necessário para que a Agronomia se desenvolvesse ainda mais no país. Desde então, os profissionais precisariam do registro profissional para exercer suas atribuições.
O decreto lhes garante “o exercício técnico” de “experiências racionais e científicas referentes à agricultura e quaisquer demonstrações práticas de agricultura em estabelecimentos federais, estaduais e municipais” e ainda as atividades relacionadas a “construções rurais” e “exercícios econômicos relativos à agricultura e indústrias correlatas”, entre outras.
A profissão de engenheiro agrônomo tem formação superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo áreas como: fitotecnia, fitossanidade, zootecnia, solos, engenharia rural, meio ambiente, mecanização, economia, agroindústria, entre outras. Atualmente, há 89.752 registros ativos de engenheiros agrônomos no Sistema.
Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Através do sancionamento do Decreto-Lei n.º 23.196 de 12/10/1933, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Por Narah Braga
Fonte: Confea