Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/universo-crea/>.
Acesso em 27/04/2024 às 04h08.

Universo Crea

 

O programa Universo Crea – Conhecendo o Sistema Profissional – tem como objetivo principal estreitar os laços entre os estudantes de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, proporcionando aos universitários uma reflexão sobre o papel do profissional vinculado ao Sistema Confea/Creas na sociedade, levando-o a conhecer o vasto âmbito de atuação do Crea-RO e sua importância como fiscalizador do exercício profissional.

O programa conta com 3 tipos de apresentações institucionais. A primeira apresentação pensada para estudantes calouros ou em fase inicial do curso com enfoque no funcionamento do Conselho e sua importância. A segunda apresentação foi elaborada para estudantes formandos ou em fase de estágio na qual são abordados temas como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), registro profissional e de empresas e ética profissional. Por fim, uma terceira apresentação voltada para todos os semestres que aborda o perfil do profissional do sistema, mudanças das novas diretrizes de ensino da educação superior e papel social da profissão. Os conteúdos podem ainda ser ajustados conforme demandas especificas apresentadas pelas universidades.

Durante a apresentação institucional, os estudantes têm também a oportunidade de conhecer as atribuições profissionais, penalidades aplicáveis aos infratores, atividades que competem e que não competem à fiscalização, além de serem apresentados a ações promovidas pelo Conselho, que muitas vezes não chegam ao conhecimento dos estudantes, como aquelas voltadas à Engenharia Pública, por exemplo.

Esta iniciativa vem para fortalecer o compromisso do Crea-RO em promover a gestão do conhecimento e valorização profissional desde sua base, aproximando o estudante do ambiente profissional e de suas responsabilidades legais e sociais, contribuindo para a sua preparação no ingresso ao mercado de trabalho.

Grupos de estudantes e professores podem solicitar agendamento de novas palestras no email: dri@crearo.org.br