Participação recorde marca XLII Cobenge
22 de setembro de 2014, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Com participação recorde – 377 estudantes e 443 profissionais, entre os 820 inscritos –, o XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) foi encerrado na manhã da sexta-feira (19/9), em Juiz de Fora (MG).
A solenidade de encerramento foi comandada por Nival Nunes de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (Abenge); Valderli de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e coordenador do Cobenge 2014; Fernando Antonio Azevedo Pereira, presidente da Abenge-Jovem; e Roberto Baginsky, representante do Cobenge 2015, que será realizado em São Bernardo do Campo (SP).
ASSISTA AO VÍDEO DE ENCERRAMENTO DO COBENGE
Para todos, o saldo do congresso foi positivo, não só pelo número de inscritos, mas também de expositores da Feira Tecnológica (100), de convidados (39) e de estudantes voluntários que ajudaram na organização (81).
Nival destacou que a busca incessante pela melhoria do ensino de engenharia reforça cada vez mais a necessidade de melhorias também nos ensino fundamental e médio. “Não queremos simplesmente formar mais engenheiros, mas engenheiros cada vez mais capacitados”, afirma o presidente da Abenge.
Vanderli, por sua vez, diz que estudantes, universidades, empresas de produtos didáticos, editoras, os conselhos de educação e o de regulamentação profissional “saíram afinados com relação a currículos, necessidade e busca de recursos para laboratórios e inovação de metodologias”.
No estande do Confea, publicações esgotadas
Durante três dias, de 16 a 19 de setembro, foi constante a presença dos participantes do XLII Cobenge no estande do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). 30% dos 820 inscritos visitaram o espaço que expôs e distribuiu publicações técnicas. Foram disponibilizados 500 Códigos de Ética, versão bolso, 150 livros com a Resolução 1.048/2013, um condensado da legislação profissional, 100 livros comemorativos aos 80 anos do Sistema Confea/Crea, além de 500 fôlderes do Confea e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden). O público de visitantes também participou da avaliação da participação do Confea no Congresso, sendo que 124 pessoas preencheram o formulário distribuído no estande, durante os quatro dias de evento.
Para Glênio Furtado, do Confea, e responsável pelo estande, o saldo da participação no XLII Cobenge também foi positivo. “Atendemos ao público, que esgotou todo o material disponibilizado”, disse.
CONFIRA A SOLENIDADE DE ABERTURA DO COBENGE
A 42ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia teve como tema central “Engenharia: múltiplos saberes e atuações” e foi promovida pela Abenge (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Crea-MG e a Mútua, caixa de assistência, ajudaram a formar o “pool” de patrocinadores.
Organizado pela Escola de Engenharia de UFJF em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), o Cobenge de 2014 manteve o foco no objetivo que motiva a sua realização ininterrupta desde 1973: discutir a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Em 2015, o encontro será em São Bernardo do Campo (SP).