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Acesso em 07/06/2025 às 09h17.

Mútua inicia processo para obtenção da ISO 9001

12 de agosto de 2013, às 8h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

   Com foco na obtenção da certificação relacionada ao Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2008, a Mútua iniciou os trabalhos de mapeamento de seus processos internos. A certificação ISO 9001:2008 é uma ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização.

   O primeiro passo foi o mapeamento dos processos internos, a fim de gerar diagnóstico do cenário atual da Instituição. O objetivo do mapeamento é detectar os fluxos de trabalho, sua sequência, interação, operação, controle e, se for o caso, propor adequações em seus processos internos a fim de que a Mútua ajuste-se aos requisitos para a obtenção da ISO.

   Essa primeira fase foi realizada no início do mês, quando o auditor Eduardo Oliveira, contratado pela Instituição para realizar a análise, visitou todos os setores na Sede da Mútua, em Brasília, e conheceu o trabalho prático desenvolvido pelas equipes. Na ocasião, os profissionais relataram como é feito o planejamento de ações, os registros de reuniões setorizadas, formalização de pedidos, entre outras rotinas.

   Durante a pesquisa, foram analisados pontos relativos a itens como controle de documentos e de registros, comprometimento da direção, responsabilidade e autoridade, comunicação interna, entre outros pontos. Após essa pesquisa, os resultados foram apresentados à Diretoria Executiva, que definirá os próximos passos para que os processos internos da Mútua estejam dentro do exigido pela ISO.

Sistema de Gestão da Qualidade

   Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surgem, também, outras possibilidades, como a comprovação para clientes que queiram avaliar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características oferecidas através de seus serviços e produtos. “Essa iniciativa – diz o presidente da Mútua, Cláudio Calheiros – representa a preocupação da Diretoria Executiva com a melhoria contínua no fornecimento dos produtos e serviços da Mútua aos profissionais do Sistema.”