Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/coordenadoria-das-camaras-especializadas-de-engenharia-civil-destaca-a-valorizacao-profissional/>.
Acesso em 02/08/2025 às 12h25.

Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil destaca a valorização profissional

12 de março de 2013, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

 

   Durante a primeira reunião da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), que aconteceu no Encontro de Representantes em fevereiro passado, foram eleitos os novos coordenadores para o mandato 2013. O engenheiro civil Luiz Capraro (Crea-PR) assumiu a titularidade da comissão ao lado do adjunto e também engenheiro civil, Marcos Motta Ferreira (Crea-ES).

   Definidos os representantes nacionais, a coordenadoria elaborou propostas de ação e plano de trabalho a serem apreciados pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e apresentados ao plenário do Confea. Entre as propostas, está a revisão da Lei 5.194/66 a fim de adequá-la à realidade do Brasil e das atribuições profissionais. “Este ano é um ano atípico porque acontece o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Nele pretende-se rever a Lei 5.194/66, que dá sustentação ao Sistema Confea/Crea. Sendo assim, boa parte das discussões da coordenadoria vai se concentrar na revisão da legislação e no que pode interferir diretamente na atuação do profissional da Engenharia Civil”, explicou o coordenador nacional.

   Também estão na pauta da CCEEC propostas que combatam a ameaça às atribuições da Engenharia Civil por outros profissionais. “Todas nossas ações visam à valorização profissional. Nosso debate está em torno da valorização em todos os aspectos, desde a formação universitária até a questão da remuneração do profissional. Nossas ações serão uniformizadas em função desse assunto”, garantiu Luiz Capraro.

   A questão da valorização dos engenheiros, segundo o coordenador, está associada também ao reconhecimento desses profissionais pela sociedade. “Falamos de valorização profissional com foco no atendimento às demandas da sociedade, protegendo-a a partir de obras mais seguras, com profissionais mais capacitados e combatendo o exercício ilegal da profissão”, destacou.

   Considerando o contexto atual do país, Capraro garantiu que a CCEEC trabalhará pelo desenvolvimento nacional. “O Brasil tem seu crescimento ameaçado pela falta de infraestrutura. A Coordenadoria de Engenharia Civil está preparada para enfrentar os desafios e ameaças que estão sendo impostos e saberá trabalhar pela prosperidade e pela segurança brasileira. Conto com o apoio dos profissionais neste ano, que é ano de CNP, para um Brasil muito melhor”.