Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/comissao-do-crea-rs-prepara-parecer-tecnico-sobre-tragedia-na-boate-de-santa-maria/>.
Acesso em 23/05/2025 às 08h12.

Comissão do CREA-RS prepara parecer técnico sobre tragédia na boate de Santa Maria

28 de janeiro de 2013, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

   O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, acompanhado do conselheiro Eng. Civil Marcelo Saldanha, esteve em Santa Maria neste domingo (27) reunido com os Inspetores da cidade, Eng. Química e Seg. Trab. Giovana Giehl (Chefe), Eng. Civil Elizabeth Moreira (Secretária) e Eng. Florestal Edilberto Quadros (Tesoureiro), devido à tragédia ocorrida na cidade.

   No primeiro momento, foi prestar solidariedade aos familiares das vítimas e colocar o CREA-RS à disposição da sociedade de Santa Maria. A partir de hoje, o presidente Eng. Capoani nomeará uma comissão especial para a elaboração de um parecer técnico sobre a edificação que possam apontar as causas do acidente que resultou no incêndio. “Queremos na maior urgência dar uma resposta à sociedade”, afirmou o presidente do Eng. Capoani em entrevistas que concedeu aos principais veículos do RS e do país.

   O presidente tem destacado também a importância de que sejam feitas legislações específicas de obrigatoriedade das inspeções e manutenções prediais em todos os municípios do Estado, bandeira que o Conselho carrega há alguns anos. “É triste confirmar, através de uma tragédia, que se tem razão na luta de tantos anos por legislações fortes que determinem a fiscalização e a prevenção de acidentes”, ressaltou, lembrando da tragédia de Capão da Canoa, com o desabamento de um prédio em 2009, que gerou a implementação da lei no município. “Depois do fato, podemos sofrer juntos, nos solidarizarmos, mas podemos também – e cremos ser dever de todos – buscar a melhoria dos processos de prevenção e fiscalização de todos os setores”, enfatizou. Presente também a Santa Maria, o Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS, também ex-professor e ex-coordenador do Curso de Agronomia da UFSM, que lamentou a tragédia que envolveu alunos de diversos cursos da área tecnológica, solidarizando-se com familiares e estudantes.