Ações inovadoras na área de Tecnologia da Informação são destaques do balanço anual do Conselho
8 de janeiro de 2013, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Neste primeiro ano de administração da nova gestão, que tem como presidente, o engenheiro civil Nélio Alencar, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia implantou diversas ações que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, como o aperfeiçoamento dos profissionais ligados ao sistema Confea-Crea e a ampliação das suas formas de participação no desenvolvimento social que resultaram em benefício para toda sociedade proporcionando melhor qualidade de vida para todos.
Digitalização dos Processos
Entre as ações que merecem ser destacadas está a digitalização dos processos, medida esta que permite o seu gerenciamento automatizado, minimizando recursos humanos, aumentando produtividade, economia de papel, entre outros benefícios. De acordo com Eva Daniela, assistente administrativa, cerca de 30% dos registros de empresas já foi
digitalizado. O processo de digitalizar a Anotação de Responsabilidade Técnica, documento que traz informações do efetivo exercício profissional e da execução das atividades técnicas, já foi iniciado. “A intenção deste projeto é digitalizar todos os processos do Crea, que giram em torno de 18 mil. Serão necessários de um a dois anos para que sejam informatizados. Porém, todos os documentos novos que derem entrada no Conselho já são digitalizados”, disse Nélio Alencar.
De acordo com a Alysson Alves, responsável pelo projeto, com a implantação do E2 CONTENT (Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos) desenvolvido em plataforma web na versão Cloud Computig, o Crea ganha agilidade na montagem dos processos e análises. “O colaborador do Crea consegue digitalizar toda a documentação do profissional ou empresa na hora do atendimento em qualquer inspetoria do estado de Rondônia em tempo real”, disse.
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Manual do Síndico
A criação do Manual do Síndico teve como objetivo contribuir e auxiliar na qualificação da gestão de condomínios visando prolongar a vida útil das edificações. Nele, os síndicos e condôminos tem acesso às dicas de instalação de gás, elevadores, sistemas de ar condicionado, energia elétrica, portões automatizados, sistema de água e esgoto, reservatórios, TV por assinatura e segurança, entre outras.
Para o gerente do departamento de relações institucionais do Crea, Odair Bessa, “o manual foi uma forma encontrada pelo Crea de orientar e instruir o síndico”. Já Derlival Batista, fiscal do Crea e o responsável pela entrega dos manuais, acrescenta: “Hoje, levamos o informativo e apresentamos quais as atividades e as áreas que nós fiscalizamos dentro dos condomínios”, disse
Vídeoconferência – WebEx do CREA-RO
Outra ação apresentada pelo Crea-RO é o sistema de videoconferência que viabiliza em áudio e vídeo, a comunicação simultânea com interior do Estado. “Isto garante a distribuição da informação e do conhecimento de forma mais abrangente e representativa", disse Nélio Alencar.
No site do Crea-RO (www.crearo.org.br), existe a ferramenta Webex, que proporciona a ampliação do alcance e a eficácia das reuniões realizadas no Conselho. “Com este sistema é possível até realizar uma reunião semanal com cada gerência no interior do estado, sem a necessidade de deslocamento até a sede. E, além de combinar vídeo e áudio, é
possível ainda, realizar o compartilhamento de arquivos entre os colaboradores”, finaliza.
Pagamento com Cartão de Crédito
O profissional registrado no Conselho conta hoje, com mais uma opção para efetuar o pagamento da anuidade. O Crea Rondônia oferece como forma de pagamento a opção com cartão de crédito. “Somente os profissionais poderão utilizar deste benefício. A intenção é que, em breve, as inspetorias possam contar com mais este serviço. Por enquanto, somente asede proporciona esta oportunidade. É importante facilitar a vida do profissional, garantindo maior comodidade como,
por exemplo, o de evitar filas”, disse Nélio Alencar.

Outras iniciativas que valem ressaltar desta nova gestão foram as parcerias para promover palestras aos estudantes universitários e os diversos convênios firmados com as instituições, tais como, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Departamento de Trânsito (Detran), Correios, Prefeituras municipais. “Em 2013, o Conselho espera estar ainda mais presente do dia a dia do profissional, atuando como órgão público fiscalizador em defesa da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de todo Estado”, disse o presidente do Crea.
Por Natália Lima