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Acesso em 09/06/2025 às 10h50.

Mudança de hábitos: 33 milhões de brasileiros circulam no Facebook, Twitter e Linkedin

8 de agosto de 2012, às 17h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

 

    As redes sociais deixaram de ser apenas um espaço para bate-papo,  entretenimento e ferramentas de mobilização social,  elas são cada vez mais usadas para a busca e oferta de  empregos, produtos, serviços e negócios.
 
   Conforme dados divulgados pela empresa de análise de dados sociais, Socialbakers, já são mais de 37 milhões de usuários do Facebook no Brasil, ocupando o 2º lugar no ranking mundial. O Twitter, com 41 milhões de internautas, também confere ao País a 2ª colocação de acordo com os dados da empresa Semiocast. Já no LinkedIn, site de negócios em formato de rede de relacionamento, já são 7 milhões de brasileiros, o que representa quase 5% do total de usuários da empresa,  que hoje soma 150 milhões em todo o mundo. O primeiro lugar no ranking, dessas três redes sociais, cabe aos Estados Unidos.
 
Iniciativas 
 
  No ramo da engenharia civil, por exemplo, as redes sociais ajudam a prospectar oportunidades e trocar informações sobre projetos e tecnologias. 
 
  Algumas construtoras como R2 Engenharia, de Santa Catarina, e a Marques Construtora, de São Paulo, têm colocado os cronogramas das obras no Facebook e no Twitter para que  seus clientes possam verificar as fotos que mostram a evolução do empreendimento. Para André Stein, da Construtora Villela e Carvalho, apesar de ter demorado um ano entre o planejamento e a inserção da empresa nas redes socais, a inovação é positiva.  “A gente já conseguiu fazer promoções, vendas que se iniciaram pelo site – via chat -em que a pessoa se interessou pelo empreendimento e veio até o escritório fechar negócio”, exemplifica Stein. 
 
  Existem também os blogs corporativos, que permitem a inovação colaborativa. Desde 2006, a empresa Tecnisa, do ramo da construção, utiliza a ferramenta para que os clientes publiquem  ideias, interajam com as sugestões dos outros e participem  de desafios que podem render negócios para o próprio internauta. Confira as inciativas em tecnisaideias.com.br
 
  Os sindicatos e as entidades de classe, como os conselhos que representam profissões regulamentadas, também abrem espaço em seus sites. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea/DF), por exemplo, inovou reunindo as oportunidades de trabalho nas redes sociais. “É mais um canal de comunicação com o público em geral e os profissionais em particular, formados, recém-formados e estudantes. Publicamos desde a oferta de empregos até de estágios”, informa Stéffani  Marques, secretária de planejamento do Crea Jovem DF.
 
Para saber mais acesse creajovemdf.blogspot.com.br 
 
 
Confea nas Redes Sociais
 
   Integrado às novas mídias, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia também investe nas redes sociais para estreitar a relação com os profissionais e a sociedade.  Diariamente, as mídias  são atualizadas com novidades relacionadas às profissões do Sistema. 
 
   Os perfis oficiais do Conselho nas redes sociais têm ganhado os murais, “timelines” e visualizações dos internautas. Atualmente, cerca de 4 mil tuiteiros seguem o @confeacrea,   outros 2.218 “curtem” a página no Facebook. Já no YouTube e na WebTV do Confea são 63.000 visualizações dos cerca de 250 vídeos publicados sobre temas variados relacionados  à Engenharia, à Agronomia e às demais profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.