Crea-RO se prepara para 12ª Edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) em 2025
16 de junho de 2025, às 10h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O 12º CEP – Congresso Estadual de Profissionais acontecerá em agosto e os encontros preparatórios estão mobilizando os profissionais em todo o Estado. Serão 10 encontros regionais para apresentação de propostas, tendo como tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”. Veja o cronograma geral abaixo e salve a data na sua região!
O Congresso Estadual de Profissionais será realizado no dia 11 e 12/08 no Braz buffer e será aberto aos delegados eleitos nos encontros regionais. A COR – Comissão Organizadora Regional do CEP foi aprovada em plenária e está sob a coordenação da Conselheira do Crea-RO, Eng. Agrim. e Eng. Civil. Gina Silva de Oliveira Mota, com a coordenação adjunta do Conselheiro do Crea-RO Eng. Eletric. E Eng. Seg. Trab. George Washington Denny
“O objetivo do CEP é mobilizar profissionais rondonienses para debater soluções para desafios urbanos, incluindo acessibilidade e mobilidade urbana, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável energético. Esses encontros criam diálogos com nossos profissionais, permitindo que as necessidades e sugestões sejam ouvidas e consideradas. E o espaço para o envio das propostas online amplifica e deixa o debate mais acessível”, disse o presidente do Crea-RO, Eng. Edison Rigoli.
12º CEP:
O CEP tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional.
O Crea Rondônia promoverá 10 etapas de Pré-CEP’s que ocorrerão nos municípios de Cerejeiras, Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes, Guajará e Porto Velho. Em julho, os pré-delegados eleitos participarão do 12° CEP, em Rondônia, onde serão eleitos os delegados que representarão o estado de Rondônia no Congresso Nacional, em Vitória-ES, no mês de outubro.
As propostas devem abordar soluções para problemas reais, visando a melhoria da qualidade de vida da população, alinhadas aos eixos temáticos, ao Índice de Progresso Social (IPS Brasil) e/ou outros indicadores.
Eixos temáticos
Acessibilidade e Mobilidade Urbana
• Saneamento Básico (água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos)
• Engenharia Pública (Reurbs, Moradia, Tecnologia Social)
• Qualidade Ambiental (áreas verdes, emissões de CO2, focos de calor,
vulnerabilidade climática, supressão vegetal)
• Desenvolvimento Energético Sustentável (energia limpa e acessível)
Anote as datas dos próximos encontros preparatórios na sua região.