CREA-RO busca renovação de cooperação técnica com MPF-RO para fortalecer atuação conjunta
4 de setembro de 2025, às 12h17 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) e o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) avançaram nas tratativas para a renovação do Acordo de Cooperação Técnica que fortalece a atuação conjunta entre as instituições. A renovação do novo termo foi discutida em reunião entre o presidente do CREA-RO, eng. Edison Rigoli acompanhado do Procurador Geral do Conselho, Kalebe Sá e a procuradora-chefe do MPF, Daniela Lopes de Farias e do Chefe de gabinete, Richarle Ronei Costa Alleyen.
A iniciativa tem como principal objetivo ampliar a colaboração em atividades de interesse comum, especialmente na fiscalização e na promoção da legalidade em áreas que envolvem a engenharia e a administração pública.
Na oportunidade, também foram discutidas outras pautas relevantes para o setor, como o cumprimento do salário mínimo profissional para engenheiros, a precarização da carreira na administração pública e os desafios para atrair e reter profissionais qualificados.
A fiscalização de licitações de obras públicas e o combate à emissão de diplomas falsos também estiveram em destaque, temas que preocupam pela influência direta na qualidade dos serviços e na segurança das infraestruturas.
A procuradora-chefe do MPF-RO demonstrou total apoio às demandas apresentadas e destacou a importância da cooperação contínua entre as instituições, colocando o MPF à disposição para atuar de forma conjunta na defesa da sociedade rondoniense.