Crea-RO apresenta estrutura para implantação da Incubadora e fortalece parceria com SUFRAMA e Grupo Semente
28 de novembro de 2025, às 9h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Crea-RO, Eng. Edison Rigoli, se reuniu na tarde desta terça-feira (25), na sede do Conselho, com a equipe da SUFRAMA de Manaus, Matheus Vaz, Glauber Nonato e Alberjan Pinto. A reunião também contou com a participação, por videoconferência, de Letícia. Participaram ainda o Eng. Matheus Aranha, coordenador do Eixo de Inovação do Crea-RO, e o gestor do Grupo Semente, Guilherme Barros. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura do Crea-RO, onde será instalada a Incubadora, e discutir a atração de recursos para impulsionar negócios locais.
A equipe da SUFRAMA esteve em Porto Velho para conhecer a estrutura física do Conselho, etapa importante do projeto, mesmo que grande parte das atividades seja realizada de forma digital. Os representantes elogiaram a sede recém-inaugurada do Crea-RO, destacando a organização e a modernidade dos espaços.
Durante a reunião, o presidente Edison Rigoli apresentou o Programa de Engenharia Pública, implantado em sua gestão. Ele explicou que o programa atua em quatro eixos, infraestrutura, meio ambiente, saúde pública e novas tecnologias, e tem sido um importante vetor de inovação dentro do Conselho.
Edison ressaltou que o Crea-RO tem recebido diversas ideias e iniciativas de engenheiros e startups locais, reforçando o potencial de Rondônia nas áreas tecnológica e de mineração. “Temos faculdades que formam profissionais qualificados e muitas ideias surgindo. Nossa missão é apoiar quem está começando. Abrimos espaço dentro do Conselho para fomentar esse ecossistema e oferecer suporte técnico quando necessário”, afirmou.
Ele destacou ainda que, no cenário atual, a estrutura física não é o principal limitador para startups, já que muitas atividades podem ser desenvolvidas à distância. Por isso, o Crea-RO se coloca à disposição para oferecer apoio, orientação e espaço quando necessário, fortalecendo parcerias que contribuam para o desenvolvimento tecnológico do Estado.
“O CREA está disponível com estrutura, equipe e parceria para auxiliar no que for necessário. Nosso objetivo é criar condições para que novas tecnologias sejam desenvolvidas em Rondônia”, concluiu Rigoli.
A empresa Semente, especialista em incubação de negócios inovadores, será instalada nas dependências do Crea-RO. Dentro do processo, a disponibilização de recursos financeiros, como investimentos-anjo, é uma etapa essencial para impulsionar startups. A SUFRAMA oferece linhas de apoio financeiro para esses projetos, desde que sejam cumpridas as exigências previstas nos editais do órgão.
A parceria Semente / SUFRAMA / Crea-RO tem como finalidade desenvolver e fomentar projetos de novas empresas nas áreas de tecnologia e engenharia, fortalecendo o ecossistema de inovação em Rondônia.
Narah Braga – Assessora de Comunicação do Crea-RO.