O que é o Crea-RO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) é uma autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício profissional de Engenheiros, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos das respectivas áreas e Técnicos em Segurança do Trabalho. Sua principal missão é proteger a sociedade, assegurando que essas atividades sejam exercidas com ética, qualidade e dentro da legalidade, combatendo o exercício ilegal das profissões.
A fundação do Crea-RO, há 42 anos, coincidiu com um período de crescimento exponencial das áreas de engenharia, agronomia e da indústria no estado de Rondônia, atraindo investimentos nacionais e internacionais e elevando o estado a um novo patamar de excelência tecnológica.
A atual gestão tem como foco valorizar os profissionais e fortalecer a engenharia regional, reafirmando o papel da autoridade técnica nos serviços e processos que impactam diretamente a vida nas cidades e no campo.
No cumprimento de sua missão, o Crea-RO atua como órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento das atividades profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia no estado de Rondônia.
Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) estão presentes em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal. Eles foram instituídos pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que definiu sua estrutura, composta por representantes das instituições de ensino superior e das entidades de classe ligadas às profissões regulamentadas.
Órgão decisório da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho Regional, constituindo a segunda instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.
Órgão decisório que tem por finalidade apreciar e decidir os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional, e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do conselho regional. Constitui a primeira instância de julgamento do Conselho. São compostas por no mínimo três conselheiros regionais da mesma modalidade profissional e cada uma é responsável por julgar e decidir sobre os assuntos pertinentes às respectivas especializações.
Órgão deliberativo da estrutura de suporte que tem por finalidade auxiliar o plenário do Crea no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo
Órgão deliberativo da estrutura de suporte que tem por finalidade auxiliar o plenário do Crea no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo.
Órgão de caráter temporário que tem por finalidade subsidiar os órgãos da estrutura básica e da estrutura de suporte por intermédio do estudo de tema específico, objetivando fixar entendimentos e apresentar propostas. São instituídos pelo Plenário do Crea, mediante proposta fundamentada.
O CREA-RO reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros,
agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos.
O CREA-RO reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros,
agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos.

Com uma estrutura descentralizada, 9 inspetorias, 6 escritórios e a sede em Porto Velho, o Conselho tem a colaboração de aproximadamente 100 funcionários e o trabalho honorífico de 46 conselheiros, representantes de entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico, que formam o Plenário do CREA e 9 Inspetores no estado.
