Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/colaborador-do-crea-ro-e-reconhecido-por-sua-historia-de-contribuicao-ao-estado/>.
Acesso em 09/09/2025 às 19h39.

Colaborador do Crea-RO é reconhecido por sua história de contribuição ao estado

9 de setembro de 2025, às 14h24 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Em uma cerimônia emocionante realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o técnico em agrimensura e colaborador do Crea-RO, Carmelo Suzuki Montero, conhecido como Suzuki, foi homenageado com um voto de louvor por sua trajetória profissional e contribuição ao desenvolvimento do estado. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Eyder Brasil, com apoio do Crea-RO e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01).

“Fiquei muito feliz e satisfeito com a homenagem. Não esperava esse reconhecimento, mas graças a Deus deu tudo certo. Foi um momento que marcou a minha vida”, declarou emocionado Montero, ao relembrar o instante em que recebeu o diploma simbólico durante a cerimônia.

Natural do Acre, Carmelo iniciou sua carreira ainda jovem, aos 20 anos, logo após concluir o ensino médio e um curso técnico de três anos na área de agrimensura em Campinas (SP). Após a formação, voltou ao Acre e começou a trabalhar na área que o acompanharia por toda a vida.

“Gostei da profissão e nunca mais parei. Mais tarde, fui convidado para vir a Rondônia, ainda nos tempos em que o território não possuía seu próprio conselho regional, o Crea-AC/RO. Aqui, enfrentei muitos desafios, especialmente durante os trabalhos da reforma agrária no INCRA. Mas com fé e saúde, segui firme”, relembra.

Entre os projetos mais significativos de sua trajetória, Montero destaca o fortalecimento da atuação técnica por meio do Crea-RO. “As ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) nos davam segurança na execução dos serviços. Isso foi fundamental para valorizarmos nosso trabalho como agrimensores”, explicou.

Sobre o papel da instituição no estado, ele elogia a atual gestão do presidente Edison Rigoli. “Está fazendo um excelente trabalho. O Crea tem sido importante para o desenvolvimento de Rondônia e para dar voz aos profissionais da engenharia, agronomia e áreas técnicas.”

Para Carmelo, a homenagem vai além do mérito individual. “Representa tudo, tanto no pessoal quanto no profissional. Não é todo mundo que chega a esse nível. Se fui reconhecido, é porque deixei algo de bom para a sociedade rondoniense”, afirmou com orgulho.

Ele acredita que esse tipo de reconhecimento também valoriza toda a categoria: “Quando o presidente do conselho dos Técnicos, Marcelo Martins Guimarães e Silva me liberou para participar da solenidade, senti que estávamos todos sendo homenageados. Nossa profissão merece esse destaque.”

Carmelo também fez questão de compartilhar o reconhecimento com pessoas importantes em sua vida. “Agradeço primeiramente a Deus e dedico essa homenagem à minha querida Mãezinha, que já partiu. Entrego esse presente a ela”, disse, emocionado.

Mesmo fora do ambiente profissional, sua paixão pela agrimensura permanece: “Enquanto tiver saúde, continuarei trabalhando. É o que amo fazer.”

Mensagem aos novos profissionais

Ao final da entrevista, Suzuki fez questão de deixar um recado especial para as novas gerações de técnicos e engenheiros. A mensagem foi dita em espanhol, idioma que ele domina , e traduzida a seguir:

“¡Que luchen! Nuestra profesión es hermosa, ya sea en topografía, ingeniería eléctrica u otras áreas. El estado de Rondônia necesita profesionales dedicados. Tenemos un estado próspero y lleno de oportunidades. Hagan que esta tierra crezca con ustedes.”

Tradução:

“Que lutem! Nossa profissão é linda, seja na agrimensura, na elétrica ou em outras áreas. O estado de Rondônia precisa de profissionais dedicados. Temos um estado pujante, cheio de oportunidades. Façam esta terra crescer junto com vocês.”

A homenagem prestada a Carmelo Suzuki Monteiro foi destacada pelo presidente do Crea-RO, Eng. Edison Rigoli, como um reconhecimento merecido a uma trajetória de valor e exemplo.

“A história do técnico Suzuki é um verdadeiro símbolo de dedicação, ética e compromisso com o desenvolvimento de Rondônia. Celebrar sua trajetória é também valorizar todos os profissionais das áreas técnicas que ajudam a construir o nosso estado. Ele inspira novas gerações e reforça a importância de cada trabalhador que atua com responsabilidade e paixão pelo que faz.”