Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/crea-ro-apresentara-prototipo-de-carro-para-catadores-na-rondonia-rural-show-internacional/>.
Acesso em 19/05/2024 às 17h10.

Crea-RO apresentará protótipo de carro para catadores na Rondônia Rural Show Internacional

7 de maio de 2024, às 11h05 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), Engenheiro Edison Rigoli, apresentará um protótipo de um veículo autopropulsor não tripulado (VANT) para coleta de materiais recicláveis e resíduos urbanos, voltado para catadores e garis. O projeto visa à sensibilização da sociedade sobre a importância da reciclagem e oferece uma solução mais eficiente, econômica, ambientalmente correta e com menor impacto no tráfego urbano para a coleta de materiais recicláveis e resíduos urbanos em cidades pequenas. O veículo foi desenvolvido pelo o Engenheiro Maurílio Vasconcelos.

O veículo foi desenvolvido pelo o Engenheiro Maurílio Vasconcelos. Batizado de URWTU, o carro agora está disponível para ajudar os catadores. – Foto: Narah Braga

A novidade será mostrada na maior feira de agronegócios da região norte, a Rondônia Rural Show Internacional, realizada todos os anos em Ji-Paraná. Este ano será no período de 20 a 25 de maio.

Segundo o Eng. Maurílio Vasconcelos, a ideia surgiu a partir de sua proximidade com uma associação de catadores, que frequentemente visitavam seu escritório em busca de restos de materiais recicláveis. Ao conversar com eles, Maurílio percebeu as dificuldades enfrentadas pelos catadores para transportar os materiais coletados, devido à falta de equipamentos apropriados, o que impacta diretamente na renda deles, pois o ganho depende do peso do material que é transportado para ser vendido.  Observando essa necessidade, ele sentiu vontade de encontrar uma solução que melhorasse a qualidade de vida dessas pessoas. A partir desse ponto, a ideia do carrinho foi amadurecendo até ser finalmente desenvolvida e colocada no papel.  Batizado de URWTU, o carro agora está disponível para ajudar os catadores.

“A ideia é sensibilizar as instâncias governamentais e à sociedade para a importância do trabalho dos catadores e buscar meios de financiamento para a produção desses carrinhos em larga escala”, declarou o Engenheiro.

O carrinho acomodar 400 quilos de materiais recicláveis, com segurança. (Franklin Benigno Júnior) – Foto: Narah Braga

Além de enfrentar um exaustivo percurso a pé pelas ruas de nossas cidades, os catadores de materiais recicláveis sofrem com o intenso esforço de puxar carrinhos ou carroças onde transportam material reciclável. Para quem, literalmente, carrega o peso de um dia de trabalho, toda iniciativa que possibilite o mínimo de praticidade e segurança é válida.

O Engenheiro garante ​que o operador poderá conduzir o carrinho sem nenhum esforço físico e foi projetado especificamente para atender às necessidades dos catadores. Ele possui uma série de equipamentos essenciais, como prensa para amassar latinhas, perfurador de plásticos, vassoura, pá, saco de lixo, garrafa com água, depósito térmico para marmita, e um kit de primeiros socorros. Além disso, o carrinho inclui um compartimento de dimensões adequadas para acomodar 400 quilos de materiais recicláveis, com segurança. Uma atenção especial foi dada à segurança do carrinho que dispõe de iluminação e faixas reflexivas, pois os motoristas, frequentemente, se queixam da dificuldade em avistar os catadores durante a noite.

Para o Domingos de Nazaré Pinto Gomes, de 53 anos, que trabalha com material reciclável há quatro anos, com esse carrinho de coleta de 400 quilos é uma mão na roda! – Foto: Narah Braga

Para o Domingos de Nazaré Pinto Gomes, de 53 anos, que trabalha com material reciclável há quatro anos, projetos como estes “podem melhorar, e muito, o dia-a-dia da gente. Com esse carrinho de coleta de 400 quilos é uma mão na roda! Com ele, consigo recolher mais materiais, contribuindo para o meio ambiente e melhorando minha condição de trabalho. Projetos assim são fundamentais para nós catadores e para a sustentabilidade.”, conta o catador.

Uma atenção especial foi dada à segurança do carrinho que dispõe de iluminação e faixas reflexivas – Foto: Narah Braga

Outro destaque importante desse veículo é que suas laterais são painéis para a mídia “out of home”, uma espécie de outdoor móvel, o que poderá representar um ganho extra para o catador e até o pagamento do seu carrinho.

Segundo o Engenheiro Maurilio, o apoio que o presidente do Crea-RO Edison Rigoli está dando é fundamental para o sucesso desse projeto, que significa a dignificação do trabalho do catador, em perfeita sintonia com a responsabilidade social do Crea e dos objetivos da engenharia pública.