Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/crea-ro-e-energisa-estudam-parceria-para-fiscalizar-a-geracao-de-energia-distribuida/>.
Acesso em 11/08/2025 às 00h03.

CREA-RO E ENERGISA ESTUDAM PARCERIA PARA FISCALIZAR A GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA

4 de abril de 2024, às 20h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Intensificar a fiscalização dos serviços de geração de energia distribuída no estado de Rondônia. Esse foi o principal assunto discutido entre representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) e da empresa Energisa Rondônia durante reunião nesta quinta-feira (04).

“O Crea já trabalha com convênios junto a órgãos públicos visando cooperação entre prestadores de serviços públicos que, de forma direta ou indireta, atuam nas áreas reguladas e fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea, objetivando a valorização profissional e proteção da sociedade ao se garantir que o beneficiário das atividades da engenharia seja efetivamente atendido por um profissional habilitado e, a todo custo, combarter o acobertamento, explicou Victor Maron, Procurador Jurídico do Crea-RO.

A geração distribuída aproveita fontes como eólica, solar e biomassa para gerar energia elétrica localmente ou próximo ao ponto de consumo. No Brasil, a tecnologia solar fotovoltaica se destaca, representando a grande maioria das instalações de geração distribuída devido ao seu custo e versatilidade. Essa preferência pela energia solar fotovoltaica tem impulsionado o uso dessa fonte de energia renovável em residências, empresas e propriedades rurais em todo o país. A geração distribuída está se tornando cada vez mais popular por oferecer uma alternativa sustentável e econômica para a produção de energia.

De acordo com o Coordenador Geral do Crea-RO, Eng. Siguimar da Cruz, que também participou da reunião, o objetivo da fiscalização será de verificar se existem as Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das obras de geração de energia distribuída realizadas pelas empresas e também de fiscalizar se a energia foi ligada de forma correta, e, se o quadro das empresas dispõe de profissionais habilitados para realizar e acompanhar o serviço.

“Nesses casos específicos, são fiscalizadas a execução de atividade do serviço na rede de distribuição, subestação de energia e ligações de unidades consumidoras”, acrescentou o Engenheiro Eletricista e Conselheiro do Crea-RO, George Denny.

“A gerente de Projetos III da Energisa, Tatiane Nogueira, solicitou que o Crea encaminhe um ofício pontuando os benefícios que trará a possibilidade de um convênio com a Energisa. “Esse ofício será destinado ao departamento responsável por esses assuntos”, finalizou.

Também participaram da reunião, os representantes da Energisa, Édson Sartori Analista Regulação III; Pedro Augusto Coordenador de Projetos; Lucas Kelton Engenheiro e Ednei Nascimento Advogado.