Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/crea-ro-promove-palestra-sobre-assedio-moral-e-sexual-no-ambiente-de-trabalho/>.
Acesso em 08/09/2025 às 08h52.

Crea-RO promove palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

27 de julho de 2025, às 13h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última sexta-feira, 25 de julho, os colaboradores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) participaram de uma palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, ministrada pela especialista em ESG pelo IBMEC, Jussara Valente. O evento teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os servidores sobre temas que afetam diretamente a saúde mental, a convivência profissional e o ambiente organizacional.

De forma didática e com exemplos práticos, Jussara abordou os conceitos de assédio moral e sexual, bem como os comportamentos que caracterizam e, os que não configuram, esse tipo de conduta. Para a palestrante, o engajamento dos participantes foi um dos pontos altos do encontro. “Foi muito gratificante, porque percebi que as pessoas estavam realmente interessadas. Durante a palestra, houve bastante participação e, após o encerramento, muitos me procuraram para tirar dúvidas e buscar mais esclarecimentos. Isso demonstra o quanto o tema é necessário e urgente”, afirmou.

Segundo Jussara, a proposta da palestra foi voltada para a sensibilização, mas ela destacou que o enfrentamento ao assédio exige ações contínuas. “Uma hora e meia não é suficiente para detalhar todas as medidas de prevenção e enfrentamento, nem para analisar casos com profundidade. Por isso, ressaltei a importância de que essa discussão seja permanente dentro das instituições”, explicou.

Durante sua apresentação, a palestrante também reforçou a importância da abordagem por parte dos órgãos públicos, destacando aspectos legais, éticos e de saúde coletiva. “Além de ser uma exigência legal, essa discussão está diretamente ligada à saúde mental dos trabalhadores e à imagem institucional dos órgãos. O assédio pode gerar afastamentos, adoecimento psíquico e físico, e prejudicar a produtividade. Nenhuma instituição quer ser vista como um ambiente hostil ou inseguro”, destacou Jussara.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas do Crea-RO para fortalecer uma cultura organizacional ética e segura. A gerente de Recursos Humanos do Conselho, Joicelina Martins, afirmou que a instituição está implementando um canal sigiloso de denúncias, além de revisar suas políticas internas. “Nosso objetivo é garantir que todos os colaboradores se sintam seguros, respeitados e amparados para reportar qualquer tipo de assédio. Também estamos investindo em ações educativas contínuas para promover um ambiente de trabalho mais saudável e consciente”, declarou Joicelina.

“Essa palestra representa mais um passo significativo do Crea-RO no compromisso com a promoção do respeito, da empatia e da responsabilidade nas relações de trabalho. Nossa expectativa é dar continuidade a esse trabalho com novas ações e iniciativas ao longo do ano”, finalizou Edison Rigoli, presidente do Crea-RO.