Crea-RO promove treinamento sobre ART e CAT em Vilhena
8 de abril de 2024, às 21h50 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) realizou um importante evento no município de Vilhena, na Faculdade Fimca, visando capacitar profissionais e estudantes sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT).
O treinamento foi ministrado pelo Assessor Técnico do Crea-RO, Miylsson Brandão Hayashida e pela Gerente de Assessoria Técnica, Oziany de Souza Gomes. A ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea, conforme a Lei nº 6.496/77. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional, já a CAT por sua vez, é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.
Além de abordar os aspectos técnicos das ARTs e CATs, o evento proporcionou um espaço para discussão sobre os desafios enfrentados pelo setor em meio às transformações sociais, econômicas e ambientais. Profissionais, estudantes e professores participaram ativamente do diálogo, enriquecendo o debate e fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade acadêmica local.
Destacando ainda mais a importância do evento, houve uma palestra especial sobre o papel das mulheres na engenharia, ministrada pela Coordenadora do Comitê Mulher do Crea-RO, Engenheira Florestal Renilda Aires. A inclusão e o fortalecimento do sistema profissional foram ressaltados durante toda a atividade. “Quando o sistema ouve todos os profissionais e toas as profissionais, o sistema fortalece”, frisou a coordenadora do Comitê Mulher.

O professor e Coordenador Geral das Engenharias da Faculdade Fimca Vilhena, Engenheiro Eletricista Gutemberg Torquato, enalteceu a iniciativa do Crea, afirmando que “Ação desse natureza, integra os profissionais e ainda promove conhecimento aos usuários do sistema Confea/Crea. É importante treinamentos como este, de modo que haja maior percepção e visibilidade da situação do CREA-RO. Afincadamente, como parceira do Crea, a Faculdade Fimca está sempre à disposição com toda sua estrutura física para realização dessas ações”, destacou o coordenador.

Além disso, o presidente do Crea Júnior, Rodrigo Sanches incentivou a participação dos estudantes no programa direcionado a eles e os recém-formados, visando promover o desenvolvimento profissional desde a formação acadêmica.

A Tecnóloga em Gestão Ambiental Tânia Dias Rosa ressaltou a importância do treinamento, declarando: “Trabalho há sete anos com licenciamento ambiental e não conhecia nenhum representante do Crea, e nesse evento foram apresentados, tomei conhecimento de muitas coisas que o Crea pode nos proporcionar, como o convênio com a Mútua. Foi muito importante, gostaria que tivesse mais eventos como esse”, declarou a profissional.
O diretor -geral da Mútua Rondônia, Eng. Ftal. Rafael Macêdo, compartilhou o conhecimento sobre a importância da Mútua, que é a caixa de assistência dos profissionais do sistema, destacando os benefícios e serviços oferecidos pela instituição.
Os participantes tiveram a oportunidade não apenas de adquirir conhecimento, mas também de interagir, esclarecer dúvidas e trocar experiências com os palestrantes e demais profissionais presentes.
“Estamos empenhados em atender prontamente as demandas dos Engenheiros, garantindo que trabalhem com responsabilidade e ética, pois a engenharia não aceita erros”, disse o presidente do Crea.
Confira os registros do evento: