Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/crea-ro-realiza-primeira-sessao-ordinaria-do-plenario-itinerante-em-rolim-de-moura/>.
Acesso em 22/05/2025 às 23h48.

Crea-RO realiza primeira Sessão Ordinária do Plenário itinerante em Rolim de Moura

9 de dezembro de 2024, às 9h29 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) realizou em Rolim de Moura a sua primeira Sessão Ordinária do Plenário fora da sede, encerrando também o último encontro do ano. O evento reuniu profissionais das diversas áreas da Engenharia e Agronomia para discutir temas relevantes à atuação da categoria.

Durante a sessão, o presidente do Crea-RO, engenheiro Edison Rigoli, apresentou um balanço dos 11 primeiros meses de sua gestão, destacando resultados positivos e conquistas importantes ao longo do período. O diretor-geral da Mútua-RO, engenheiro Rafael Macedo, também apresentou seu relatório, ressaltando que a gestão da entidade teve um excelente desempenho em 2024. A plenária foi marcada ainda pela entrega de certificados de honra ao mérito aos conselheiros que encerram seus mandatos neste mês de dezembro pelos serviços prestados em favor da Engenharia, Agronomia e Geociências no Estado de Rondônia.

No discurso na Plenária, a coordenadora do Comitê Gestor Programa Mulher, Renilda Aires, fez uma explanação sobre os trabalhos realizados em 2024. Dentre as Ações realizadas, sempre abordando temas relevantes para a valorização e participação feminina na engenharia. Que também finalizou os seus trabalhos como conselheira regional no triênio 2022,2023 e 2024, recebendo homenagens sobre os trabalhos prestados como conselheira regional titular, assim como os demais conselheiros com o mesmo período de atuação nesse mesmo período.

Homenagem e reconhecimento

Um dos momentos marcantes do Plenário foi a decisão pela nomeação do novo auditório do Crea-RO em homenagem ao Eng. Wallas Nogueira Carvalho. Wallas, que fazia parte do Conselho, estava em tratamento de saúde e faleceu este ano. O auditório será oficialmente nomeado na abertura do primeiro Plenário de 2025, com a presença da esposa e filha do engenheiro.

Além disso, o Crea-RO prestou uma homenagem especial ao Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Ernandes de Souza Bonfim, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Nação, especialmente por sua atuação como Inspetor do Crea-RO em Rolim de Moura. A homenagem destacou a importante contribuição de Bonfim para o desenvolvimento da Engenharia na região.

Câmaras Especializadas em debate

Nos dias 5 e 6 de dezembro, as quatro Câmaras Especializadas do Crea-RO também se reuniram em Rolim de Moura para discutir temas importantes em suas áreas de atuação:

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRÔNOMIA – CEA

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, GEOLOGIA, MINAS – CEECGM

CÂMARA ESPECILIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL – CEEF

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E METALÚRGICA CEELME

Essas Câmaras funcionam como órgãos deliberativos responsáveis por julgar e decidir sobre os assuntos pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações ao Código de Ética. O Crea-RO é composto por quatro Câmaras Especializadas que representam as grandes áreas da Engenharia e Agronomia:

Cada Câmara é composta por Conselheiros representantes das diferentes titulações que integram a respectiva categoria ou grupo profissional e por um Conselheiro representante das demais categorias profissionais. As Câmaras Especializadas reúnem-se regularmente.

O encontro itinerante reafirmou o compromisso do Crea-RO em manter a proximidade com os profissionais de todo o estado.

IV Ciclo de Palestras da Engenharia da Zona da Mata Rondoniense

O 4º Ciclo de Palestra (06/12/2024), organizada pela equipe de profissionais de Rolim de Moura-RO, foi realizado no Auditório da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. A programação de 2024 contou com o IV Ciclo de Palestras com o tema: Engenharia – Meio Ambiente e Sustentabilidade tendo como palestrantes a promotora da Dra. Maira de Castro da 2ª Promotoria de Justiça de Rolim de Moura, o Dr. Emanuel Maia falando sobre sustentabilidade e os engenheiros empreendedores da Galo & Marques destacando o tema em crescimento das casas em pré-moldados e avanços no setor de construção civil.

Teve também a palestra do “Campus ao Mercado de Trabalho”, Afonso Barros o presidente da Empresa Floresta Júnior do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura. “Participar deste evento é uma vitrine para o potencial imenso dos nossos acadêmicos” pontou Afonso.

Encerramento com a 7ª Confraternização da Engenharia da Zona da Mata Rondoniense

Para finalizar os eventos do ano, o Crea-RO contou com a realização da 7ª Confraternização da Engenharia da Zona da Mata, realizada pela Engenharia da Zona da Mata Rondoniense, considerada a maior festa da engenharia da região. O evento já se consolidou como uma celebração tradicional e tem conquistado destaque em todo o estado de Rondônia, promovendo integração, confraternização e valorização entre os profissionais da área.

A 7ª Confraternização da engenharia da zona da Mata rondoniense, grupo criado por engenheiros da Rolim de Moura para fomentar os avanços e aproximar a engenharia esse contou com o apoio do CREA-RO, MÚTUA-RO, e o Sindicato dos Engenheiros de Rondônia – SENGE-RO. O Grupo organizador, coordenado pela engenheira florestal, Renilda Aires, e os engenheiros Ernandes Bomfim, Carlos Alberto Rocha, Antônio G. de Almeida e João Francisco Sobreira.

O evento realizado em 7/12/2024, contou com a participação de profissionais de Porto Velho, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Novo Horizonte, Nova Brasilândia D’Oeste, Buritis, Pimenta Bueno, Alta Floresta D’Oeste, Vilhena e vários convidados. Além de boas conversas e networking a festa teve como atração musical, Paulinho Prime de Vilhena-RO.

Com atividades técnicas, sociais e emocionais, a confraternização encerrou o calendário de eventos de forma leve e acolhedora, celebrando os resultados do ano e fortalecendo os laços entre os profissionais da engenharia e agronomia no estado.