Mútua une solidariedade e integração em ação de melhoria do clima organizacional
8 de dezembro de 2015, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A sede da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea), em Brasília (DF), está tendo um final de ano muito especial. Repetindo a iniciativa de 2014, com a campanha “Natal Solidário” de arrecadação de doações para famílias carentes, a Instituição, agora em 2015, transformou a proposta em uma gincana motivacional. Em outra ação, os cerca de cem funcionários da Sede da Instituição esbanjaram criatividade na decoração natalina dos quatro andares do prédio da Mútua.
Tudo isso influenciou no clima organizacional e os corredores da Mútua foram tomados pelo espírito do Natal, com afloramento dos sentimentos de fraternidade, companheirismo, solidariedade, união e uma decoração muito caprichada, com idealização e produção dos próprios colaboradores de cada andar. Para o presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, essas ações representam, na prática, a própria essência da Caixa de Assistência: o mutualismo. “Presenciamos nesses dias o amor ao próximo, o trabalho em equipe e a dedicação pelo bem comum. Além disso, como gestor, é inegável o ganho institucional de iniciativas como essas, que motivam e integram os colaboradores”, destaca Paulo Guimarães.
Silvia Martins, ouvidora da Mútua, ressalta que além do aspecto positivo de ajudar uma comunidade que está passando por dificuldades, as propostas também devem ser comemoradas devido a melhoria do clima no ambiente de trabalho. “As equipes são bem misturadas, o que gera maior integração entre os mais variados setores, que no dia-a-dia acabam por não interagir muito”, conta.
Já Regina Célia Ferreira, assistente técnica, funcionária da Mútua desde 1997, afirma nunca ter vivenciado na organização um clima de tamanho envolvimento, coleguismo e integração. “Fica nítido na nossa rotina que o clima mudou, agora é de mais felicidade, mais alegria. O trabalho é a extensão de nossas casas e agora estamos agindo como tal neste ambiente”, frisou.
A campanha de arrecadação de cestas básicas, produtos não perecíveis e de higiene e limpeza termina no próximo dia 10.
Quanto à gincana de decoração, todos os andares foram premiados com a primeira colocação na disputa.