Capacitação em ART e CAT promovida pelo Crea-RO fortalece profissionais em Porto Velho
Evento reúne engenheiros, empresas e acadêmicos para treinamento e entrega de carteiras profissionais.30 de abril de 2024, às 11h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) promoveu uma capacitação para profissionais da área, empresas e acadêmicos. O treinamento focado na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e na Certidão de Acervo Técnico (CAT) aconteceu ao longo de dez encontros, liderados pelo presidente do Crea-RO, Eng. Mecânico Edison Rigoli.
Realizado no auditório do Centro Universitário São Lucas, o evento proporcionou conhecimentos sobre os procedimentos corretos para o preenchimento desses documentos, essenciais para a regularização e qualidade dos serviços prestados no campo da engenharia e agronomia.
“Acreditamos que profissionais preparados e capacitados resultam em processos mais eficientes e uma resposta mais rápida às demandas do mercado. Agradeço sinceramente a todos que colaboraram e participaram desse importante evento”, destacou Edison Rigoli.
A ART, conforme estipulado pela Lei nº 6.496/77, é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea, garantindo a formalização do acervo técnico dos profissionais e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Já a CAT certifica as atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

Além do treinamento, o presidente do Crea-RO anunciou mais um passo rumo à transformação digital da instituição: o lançamento da Carteira Profissional Digital. Essa iniciativa visa tornar mais seguro e prático o documento do profissional registrado, proporcionando maior comodidade e agilidade nos processos.
A cerimônia também foi marcada pela entrega de carteiras profissionais para os recém-formados, momento que emocionou os agraciados, como Alex Dayne Melo Conde, que expressou sua gratidão e entusiasmo: “Agradeço a Deus por receber minha carteira. Essa iniciativa do Crea é enriquecedora, agregando muito para nós que acabamos de nos formar”, disse.

Vanessa Kendsy Guimarães Lopes, outra profissional credenciada, ressaltou a utilidade do evento, especialmente para os recém-formados: “Achei muito útil, principalmente para mim, que acabei de me formar e ainda tenho muitas dúvidas. O mini curso me deixou bastante familiarizada e consegui esclarecer muitas questões”, resumiu.

De acordo com o presidente, o treinamento foi de grande relevância, pois surgiram várias demandas de melhorias no nosso sistema. Ele destacou que várias sugestões foram atendidas, como o registro automático de ART de substituição e a formulação para gerar nova ART. Além disso, o presidente reforçou que as próximas visitas serão específicas para ouvir as demandas e necessidades dos profissionais. “A gestão está focada na automatização e modernização dos nossos trabalhos”, finalizou.
O evento contou com a presença do Coordenador Geral, Eng. Civil Siguimar da Cruz, a Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-RO, Eng. Ftal. Renilda Aires, a Coordenadora dos Cursos de Engenharias do Centro Universitário São Lucas, Jayne Piovesan, a representante da Mútua-RO, Denise Grimaldi, o presidente do Crea júnior, Eng. Civil Rodrigo Sanchez e também as Conselheiras do Crea-RO, Ana Cicília e Cristiane.
Registro do evento