Confea realiza VI Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Confea/Crea e Mútua
5 de outubro de 2015, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Todos os meses, o Confea atende, por meio da sua Ouvidoria, atende cerca de 100 demandas dos profissionais e da sociedade. Essa proximidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) com seus diversos públicos norteou, inclusive, a participação do Confea no processo de revisão de normas sobre Serviços de Comunicação Multimídia com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês passado. Os encontros entre as instituições foram resultado do atendimento de uma demanda do profissional Márcio Rocha dos Reis Duarte, assíduo usuário dos serviços da Ouvidoria do Conselho. Essa e outras demandas importantes serão abordadas, a partir desta terça-feira (6), no VI Seminário Nacional de Ouvidores do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os ouvidores procurarão debater experiências do Sistema e de outros órgãos da administração pública, reforçando a atuação do departamento.
O seminário, que trará à sede do Confea, em Brasília, 27 ouvidores dos Creas e ainda da Mútua Nacional, representa uma oportunidade de conhecer e trocar experiências com toda a equipe nacional de ouvidores, para um bom relacionamento, buscando atender com transparência, eficácia e ética à sociedade e aos profissionais do Sistema. Será ainda uma oportunidade de os profissionais do próprio Confea e do Crea-DF atualizarem seus conhecimentos sobre sua atuação.
A programação do evento será aberta pelos presidentes do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva; do Crea-DF, eng. civ. Flávio Correia de Sousa, e da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães. Em seguida, uma palestra motivacional do consultor Márcio Gustavo Padilha da Costa encerra o primeiro período do Seminário.
Haverá ainda palestras como as do ouvidor externo do Banco do Brasil, Milton Teles, sobre “Gestão e formação de ouvidores e ouvidorias”; do advogado e representante da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional de Justiça, Emmanuel Campelo, e de representantes da Ouvidoria do Confea, sobre “Casos especiais tratados pelas ouvidorias do Sistema Confea/Crea e Mútua”. Uma apresentação do gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Cristiano Oliveira, trará aos profissionais participantes informações acerca da nova carteira profissional a ser adotada pelo Sistema. Confira a programação
Atuação
Ligada à presidência do Confea, a Ouvidoria foi criada em 2007, quando promoveu seu primeiro seminário, e instituída em definitivo no ano seguinte. Para a ouvidora Clotilde Paião, “a maior parte do atendimento do Confea é feita direto pela própria Ouvidoria, mas uma pequena parte é demandada para outras unidades do Conselho. Apenas em casos de denúncia, esse atendimento obedece a um trâmite específico, que pode ser mais demorado. Mas, em geral, as demandas são atendidas prontamente”. Clotilde Paião acrescenta que as demandas podem ser solicitadas por meio do Sistema “TAG”, cuja interface deverá passar por uma reformulação em breve.
“Com imensa satisfação, retorno a esta Ouvidoria para cumprimentá-los pela agilidade e seriedade que trataram a demanda informada por mim ao Confea, através deste mesmo canal, sendo respondido com a excelente atuação da equipe do Confea no assunto envolvendo a desregulamentação do Serviço de Comunicação Multimídia pela Anatel, adicionando outras entidades representativas na reunião, incluindo a atuação direta do Presidente do Confea com o Presidente da Anatel, jamais podendo deixar de agradecer à senhora ouvidora pela frequente comunicação com a minha pessoa todas as vezes em que este assunto fora atualizado. Tem 10 anos que ajudo a custear o Sistema através da anuidade e ARTs, e a primeira vez que me sinto na obrigação de elogiar a atuação do Sistema, mais uma vez parabéns a todos os envolvidos!”, descreveu o técnico em eletrônica e tecnólogo em segurança do trabalho. Sua demanda encontra-se agora sob consulta pública no site da Anatel até 6 de novembro.