Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/crea-ro-realiza-treinamento-de-art-e-cat-em-jaru-capacitacao-beneficia-profissionais-e-academicos/>.
Acesso em 04/05/2024 às 08h53.

Crea-RO realiza Treinamento de ART e CAT em Jaru: Capacitação beneficia profissionais e acadêmicos

23 de abril de 2024, às 23h18 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No último evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) em Jaru, destacou o Treinamento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e CAT (Certidão de Acervo Técnico). Com a participação presidente do Crea-RO, Engenheiro Edison Rigoli, e com a presença de toda a equipe de eventos, a iniciativa visa fortalecer a capacitação dos profissionais e futuros engenheiros da região.

Durante o encontro, o presidente Edison Rigoli compartilhou os avanços conquistados nos primeiros cem dias de sua gestão. Destacou-se a implementação de medidas inovadoras, como a possibilidade de pagamento de ART e outros documentos através do Pix, bem como a facilidade de busca pelo site do Crea, proporcionando maior comodidade tanto para os profissionais quanto para a sociedade.

Acadêmica do 9º período de Engenharia Agrônoma, Tabada de Freitas Martins

As palestras foram conduzidas pela Gerente Técnica, Engenheira Oziany de Souza Gomes, e pelo Assessor Técnico do Crea-RO, Engenheiro Miylsson Brandão Hayashida. Ambos abordaram a importância da ART, obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea, conforme estabelece a Lei nº 6.496/77. Além disso, ressaltaram o papel fundamental da CAT, certificando legalmente as atividades registradas no acervo técnico do profissional. Durante as apresentações, também foram detalhadas as etapas e procedimentos para o preenchimento correto da ART e da CAT, esclarecendo dúvidas e garantindo a conformidade com as normativas vigentes.

Entre os participantes, a acadêmica de agronomia Tabada de Freitas Martins expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado. “Achei muito importante para minha vida profissional porque eu não tinha conhecimento de muitas coisas e o treinamento me possibilitou isso”, afirmou. Tabada destacou a importância de iniciativas como o projeto Crea Júnior, voltado para alunos prestes a se formar, destacando sua relevância para sua carreira.

Além do presidente, estiveram presentes no evento o Diretor Financeiro da Mútua-RO, Engenheiro Marcos Azzi, a Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-RO, Engenheira Renilda Aires, o Presidente do Crea Júnior, Engenheiro Rodrigo Sanchez, e o inspetor da Inspetoria de Jaru, Engenheiro José Vinícius.

Confira os registros do evento