CREA-RO REALIZA VI TREINAMENTO DE CONSELHEIROS EM PORTO VELHO
20 de janeiro de 2023, às 18h08 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia – Crea-RO realizou nos dias 18 e 19 de janeiro no Braz Buffet e Eventos o VI Treinamento de Conselheiros. O evento contou com o apoio da Caixa de Assistência aos Profissionais – Mútua-RO. O Presidente do Crea-RO, Eng. Ftal Carlos Antônio Xavier abriu o treinamento dando as boas vindas aos participantes. “Estamos muito felizes em receber todos os conselheiros, palestrantes de outros estados e o presidente do nosso Conselho Federal – Confea, Eng. Civil Joel Krüger. Desde que assumi o Crea adotamos o treinamento para que, a cada renovação do terço, os novos conselheiros estejam ainda mais inteirados do funcionamento do Regional, do Sistema como um todo, as legislações, sistema de plenário virtual, e tudo que interfere no andamento dos trabalhos”, afirmou o presidente.
Participaram da solenidade de abertura, o presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida, o Conselheiro Federal, Neemias Machado, o presidente do Crea-SC, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, o presidente do Crea-AP, representando os Creas Norte, Eng. Civil Edson Kuwahara, o Diretor da Mútua Rondônia, Eng. Civil Clemilson Ferreira e o Vice-Chefe de Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia, Professor Davidson de Oliveira França Júnior.

Também prestigiou o evento o presidente do Crea-AM, Eng. Civil, Afonso Lins e as assessoras do Crea-PA – Jessica Cristina e Thays Cardoso, representando a presidente Adriana Falconeri.
Posse Conselheira
Em um dos momentos do treinamento foi realizada a posse da Conselheira Regional Suplente, Eng. Ftal Samira Alvim de Siqueira por indicação da Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais – AREF.
Presidente do Confea prestigiou o Treinamento
O presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger também marcou presença no segundo dia do evento. Durante sua fala, Krüger salientou a importância da fiscalização e o papel dos conselheiros e inspetores nesta atividade. “O DNA do nosso Sistema é a fiscalização. Nós existimos para regular as profissões e, assim, beneficiar a sociedade; para que o cidadão, o contratante – seja pessoa física ou jurídica, de direito privado ou público – tenha garantia da qualidade do serviço técnico para assegurar o patrimônio, o meio ambiente e a vida das pessoas”, elucidou Krüger, listando como entregas para a população: hospital, habitação, transporte e água de qualidade, bem como a segurança alimentar e o manejo adequado de florestas. “Essa fiscalização não necessariamente é aplicação de multa, mas pode se dar de forma orientativa, pela instrução de prefeituras ou por parcerias com escolas, por exemplo”, sugeriu.

Na sequência, mencionou a criação da Superintendência de Fiscalização no Confea, cujo objetivo é acompanhar os Creas em suas ações. “Nós buscamos dar apoio a todas essas atividades, viabilizando inclusive convênios com órgãos nacionais e incentivando inovação dos processos.” Nessa linha de modernização, Krüger informou aos novos conselheiros sobre a inserção internacional do Sistema, com foco em certificação e mobilidade profissional. “O objetivo é abrir mercado para os nossos profissionais, como em Portugal, onde atualmente há cinco mil engenheiros brasileiros atuando”. A mesma estratégia está sendo negociada com Angola, Cabo Verde, Espanha, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a certificação profissional é tramitada com instituições americanas e europeias. “A Engenharia não tem fronteiras, assim como o conhecimento técnico”, sublinhou.
As eleições online foi outro destaque da fala do presidente do Federal. “É um desejo majoritário dos profissionais e, por isso, nós já viabilizamos dois pleitos pela internet e, em 2023, iremos consolidar essa iniciativa com as eleições gerais.” Ainda durante o diálogo com os representantes do Crea-RO, Krüger falou do Programa Mulher e da valorização das profissionais na Engenharia; do acolhimento dos jovens profissionais; da atuação do Sistema no Parlamento; e lembrou que o Encontro de Líderes está programado para ser realizado em março, em Brasília (DF). Assista à íntegra da fala do presidente Joel Krüger.
Palestras

A agenda do primeiro dia de treinamento foi aberta com a palestra sobre a Mútua e as recentes melhorias das vantagens que a instituição oferece. “Os profissionais de Rondônia precisam ter acesso aos mesmos benefícios que os profissionais do Sul, por exemplo”, explicou o Eng. agr. Francisco Almeida, relatando ações de ampliação da atuação da Mútua. O treinamento também contou com a participação de palestrantes do Confea e dos Creas RO, RJ,SC, SE e PI.








Confira mais registros do evento
Assessoria de Comunicação do CREA-RO e Assessoria de Comunicação do Confea