Encontro debate sobre a necessidade de fortalecer parcerias produtivas em Rondônia
31 de março de 2014, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nos dias 24 e 25 de março o presidente da ONG Ecoporé, Marcelo Ferronato e parte da equipe do Projeto Viveiro Cidadão, reuniram-se com os técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelas duas instituições para recuperação de áreas degradadas e os resultados obtidos em campo.
De acordo com Marcelo Ferronato buscou-se ainda encontrar pontos em comum e quais as dificuldades enfrentadas nos processos de restauração de ecossistemas de modo a aplicar as melhores técnicas desenvolvidas e ter mais eficiência nas áreas em recuperação. “Nesse primeiro momento avalio que a apresentação de ambas as partes foi interessante para dar ideia aos representantes das instituições participantes sobre trabalhos que vêm sendo conduzidos com reflorestamentos de APP’s, as dificuldades ligadas ao tema e a necessidade de fortalecer parcerias produtivas em Rondônia”, disse.
Viveiro Cidadão
Desde que iniciou suas atividades, o Viveiro Cidadão, desenvolvido pela ONG Ecoporé- – e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, vem beneficiando centenas de produtores rurais em Rondônia, mais especificamente nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras- área de atuação do projeto e que tem feito a diferença na vida destes produtores. O projeto tem produzido milhares de mudas de espécies nativas e frutíferas e disponibilizado orientação técnica aos produtores que aderiram à proposta, entre outros benefícios.
Embrapa
A coordenadora do núcleo florestal da Embrapa, Michelliny De Matos Bentes Gama, diz que, sendo possível firmar esta parceria, a Embrapa incluirá nos desenhos experimentais, arranjos e espécies preconizados pela Ecoporé a fim de validar cientificamente experiências com revegetação de APP’s que vêm dando certo no leste do Estado de Rondônia.
“O resultado da reunião foi positivo, uma vez que, os técnicos da Ecoporé, puderam entender melhor mecanismos de avaliação da recuperação de áreas, e como aplicá-los em campo, e a forma que podemos contribuir no desenvolvimento das pesquisas realizadas pela Embrapa no campo do desenvolvimento florestal. Esperamos concretizar a parceria, de modo que a sociedade, em especial os pequenos produtores rurais sejam os principais beneficiados”, finalizou Michelliny.