Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/engenheiros-renomados-de-diversos-paises-fecham-ciclo-de-palestras-do-crea-ro/>.
Acesso em 25/07/2025 às 21h29.

Engenheiros renomados de diversos países fecham ciclo de palestras do Crea-RO

13 de junho de 2013, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O último dia do 1º Ciclo de Palestras Itinerantes do Crea-RO foi realizado na Universidade Federal de Rondônia, na quarta-feira, 05, e contou com a participação de aproximadamente 60 estudantes do curso de Engenharia Civil. “Esse Ciclo de Palestras é a primeira de uma série de atividades que o Crea pretende promover em comemoração aos 30 anos do Conselho, comemorado neste ano. Agradeço a presença de todos vocês”, disse o presidente do Crea-RO, engenheiro civil Nélio Alencar, aos participantes.O Ciclo de palestras contou com o apoio das Entidades de Classe de Rondônia. 

A engenharia como ferramenta de integração regional foi o tema da primeira palestra ministrada pela engenheira civil, Estela Reyna, da Argentina.

O engenheiro de telecomunicações, Jorge Isaias Cháves, da Bolívia, palestrou sobre Tecnologia da Informação e Comunicação no ambiente de dados da prefeitura, onde abordou sobre quais os problemas que serão enfrentados pelos profissionais da área de engenharia na próxima década e qual o perfil deste profissional no mundo globalizado. “A engenharia tem um papel estratégico para dar viabilidade na economia, sendo uma via para internacionalização dos processos produtivos e é necessário que os engenheiros desenvolvam novas habilidades na área de tecnologia de informação”, disse Jorge.

No período da tarde, a palestra foi ministrada pelo engenheiro Domingo Martín Gandolfo, da Argentina, que falou sobre “O ano Internacional das Profissões; Um Século XXI Desafio”, e depois ficou por conta do engenheiro civil Ricardo Reis, de Portugal, que abordou sobre “Internacionalização do Engenheiro Europeu”. Para Ricardo Reis, a profissão do engenheiro é imprescindível para atingir a satisfação de necessidades básicas das populações. “Isso é o processo para a melhoria das condições de vida”, declarou Reis.

O presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, agradeceu os palestrantes e disse se sentir lisonjeado com presença de todos. “As palestras foram salutares e satisfatórias para contribuir na vida dos futuros profissionais, que precisam de incentivos como esses para dar continuidade ao nosso país”, disse. “As palestras foram interessantes e motivadoras e agradeço a oportunidade de participar dessa atividade. Com palestrantes internacionais, nos ajuda a ter uma visão muito mais ampla da nossa futura profissão. O Crea-RO, mais uma vez, está de parabéns por nos proporcionar um evento como esse”, disse Bárbara Gonçalo, estudante do 6º período do curso de engenharia civil da Unir.

“É muito importante ter o privilégio de aprendermos por meio do conhecimento da educação de outros países. Entender o funcionamento histórico de integração dos cursos profissionalizantes aqui do Brasil com relação aos dos outros países do Mercosul é fundamental para adquirirmos um conhecimento mais abrangente de como é a tecnologia que eles usam”, disse Nádia, que cursa o 3º peíodo de Sistemas Elétricos na ULBRA.

Por Narah Braga e Natália Lima