Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/fortalecimento-de-integracao-marca-treinamento-sobre-art-e-cat-em-guajara-mirim/>.
Acesso em 15/05/2024 às 02h27.

Fortalecimento de integração marca treinamento sobre ART e CAT em Guajará-Mirim

27 de abril de 2024, às 17h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O treinamento especializado sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT) foi marcado por um momento importante de integração no Sistema Confea/Crea/Mútua. Sob coordenação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), o evento, que teve lugar no município de Guajará-Mirim, reuniu profissionais e estudantes para revisar os procedimentos corretos de preenchimento desses documentos essenciais.

A importância da ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea, conforme estabelece a Lei nº 6.496/77. Além disso, ressaltaram o papel fundamental da CAT, certificando legalmente as atividades registradas no acervo técnico do profissional. Durante as apresentações, também foram detalhadas as etapas e procedimentos para o preenchimento correto da ART e da CAT, esclarecendo dúvidas e garantindo a conformidade com as normativas vigentes.

A capacitação foi voltada aos profissionais do Sistema, estudantes e recém-formados. Foram apresentadas funcionalidades do Sistema do Crea-RO, como o “busque um profissional”, indicadores de serviços, convênios e parcerias, entre outras ações desenvolvidas pelo Conselho.

Durante o evento, foram detalhados os procedimentos corretos para o preenchimento tanto da ART quanto da CAT, visando esclarecer dúvidas e garantir a conformidade com as normativas vigentes.

Engenheiro Agrônomo Diego Rodrigues, destacou a gestão que se aproxima dos profissionais.

Profissionais participantes, como o Engenheiro Agrônomo Diego Rodrigues e a Engenheira Agrônoma Laísa, expressaram sua gratidão pela oportunidade de aprimoramento profissional proporcionada pelo treinamento. Diego destacou a gestão que se aproxima dos profissionais. “É uma boa! A equipe do Crea está aqui, a gente agradece muito essa participação”, frisou o profissional.

Engenheira Agrônoma Laysa Emanueli, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimoramento profissional proporcionada pelo treinamento

Enquanto Laysa Emanueli ressaltou a importância da CAT para autônomos, oferecendo respaldo e facilitando a comprovação de serviços prestados. “Eu achei interessante, principalmente para a questão da ART. Às vezes é uma coisa tão simples e cotidiana que a gente recai no erro. Eu acredito que seja bem interessante sim a gente passar por certas reciclagens para aprimorar o nosso trabalho. E com relação a CAT, era algo que eu não tinha conhecimento, eu não sabia que tinha esse histórico que a gente podia acessar, recorrer a isso, Porque para quem é autônomo, fica complicado você comprovar todos os serviços que você fez, e um conselho te dando, dá um respaldo muito maior, isso ajuda bastante”, declarou Laísa.

O coordenador geral do Crea-RO, Eng. Civil Siguimar da Cruz, conduziu as atividades do dia de treinamento, tirando dúvidas dos participantes e destacando as ferramentas disponíveis no site do Crea para apoio dos profissionais.