Infraero melhora acessibilidade em Brasília e Confea prepara piloto de fiscalização
3 de agosto de 2012, às 17h40 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Representantes do Sistema Confea/Crea participaram, na manhã de ontem, de mais uma reunião do Grupo de Trabalho interministerial de acessibilidade nos aeroportos das cidades sede da Copa de 2014, na sede da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, em Brasília-DF. Para as discussões, os representantes da Infraero Cidikley Barbosa, gerente de facilitação aeroportuária, Marco Caetano, coordenador de facilitação aeroportuária, e Antônio Sales, superintendente da empresa, apresentaram o check-list realizado pela empresa no Aeroporto Internacional de Brasília, contendo as inconformidades identificadas e as adequações já implementadas.
No total, foram verificados pela Infraero 1477 itens que requerem acessibilidade – a grande maioria, já contemplada. Na primeira vistoria, em março, foram encontrados 229 itens fora das conformidades e, na segunda, em junho, 210. Ou seja, 19 desses itens foram corrigidos pela Infraero no período entre as duas vistorias. Foram os casos dos estacionamentos, das barras de meio-fio, da rampa central, dos bebedouros e dos balcões de informação do aeroporto.
Por ora, os representantes da empresa anunciaram a previsão para a correção de outros 43 itens. Sendo quatro deles no mês de agosto, 31 em setembro, e outros oito no mês de outubro. Os demais 167 itens que restarão – entre eles superfícies para refeição e trabalhos, balcões, elevadores, corrimãos, guarda-corpo, escadas, piso tátil, sanitários e vestiários – devem ser corrigidos até maio de 2014 – prazo defendido pela Infraero como razoável, tendo em vista a grande quantidade de subitens que deverão ser corrigidos em cada um dos itens.
Fiscalização
Na oportunidade, os representantes do Sistema Confea/Crea, Flávio Correia, presidente do Crea-DF, Gerson Taguatinga, presidente do Crea-GO, Gilberto Campos, assessor do Confea e Ramiro Pereira, também do Crea-DF, informaram que um piloto para a realização da fiscalização está sendo desenvolvido para, posteriormente, ser apresentado ao GT Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidentes para padronização nos regionais de fiscalizações de aeroportos.
O GT definiu, ainda, que a fiscalização será dividida em grupos e subgrupos pelos órgãos que o compõem (Ministério das Cidades, Presidência da República, Agência Nacional de Aviação Civil, Infraero, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério dos Esportes, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Confea e Creas), de modo a agilizar o processo – sem que mais de um órgão fiscalize uma única área, com exceção do Confea – e garantir a fiscalização adequada em cada setor. O check-list de itens a ser dividido entre o grupo foi definido em reunião da última segunda-feira (30/7) e a metodologia será testada em Brasília antes de seguir para os demais aeroportos-sede.
Nova gestão
Desde o dia 14 de junho, os aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o aeroporto internacional de Brasília, no Distrito Federal, que tiveram sua administração concedida para a iniciativa privada, por determinação do Decreto nº 7.531/2011, passam por processo de transição de gestões, com duração de 90 dias. Neste período, as concessionárias administrarão os terminais em conjunto com a Infraero. Após esse período, as concessionárias assumem as operações dos aeroportos.
Por esse motivo, o superintendente de gestão aeroportuária da Infraero, Antônio Sales, ressaltou a importância de que o trabalho do grupo seja concluído ainda neste período de transição, “assim, a nova gestão estará ciente das adequações necessárias ainda antes de assumirem as operações, e a Infraero poderá gerenciar isso”. Ainda segundo Sales, “a intenção é de que o check-list se aperfeiçoe e vire um projeto básico, que tenha execução precisa e definitiva, sem que surja necessidade de adequação posterior”.
Na próxima segunda-feira (13/8), o GT voltará a se reunir no Aeroporto Juscelino Kubitschek.