Mensagem de agradecimento aos colegas e amigos de trabalho do DER/RO – ENG. JOAQUIM DE SOUZA
3 de julho de 2019, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos
Caros amigos,
Após 36 (trinta e seis anos) de serviços prestados como servidor público do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RO), na função de Engenheiro Civil, chegou o momento de aposentar e afastar do convívio com todos vocês.
Fui contratado em 07/07/1983 e encaminhado para desenvolver minhas atividades no interior do Estado. Inicialmente na região de Ouro Preto do Oeste. Em poucos meses fui deslocado à Pimenta Bueno para gerenciar uma equipe na restauração da RO-010. Nessa época, ainda no ano de 1983, não existia as unidades das Residências Regionais instaladas no interior. Encontrando-se em fase de construção as unidades de Colorado do Oeste e Ariquemes. Também encontravam-se em andamento as primeiras grandes obras do DER/RO. Seria portanto, a pavimentação asfáltica da RO-387, no trecho da BR-364 a Espigão do Oeste, primeira Rodovia Estadual a ser asfaltada. Como também a construção das pontes de concreto armado sobre o Rio Pimenta em Pimenta Bueno e Rio Machado em Cacoal.
Com a efetivação do então Território Federal de Rondônia em Estado a partir do ano de 1982, os governos Estadual e Federal sentiram a necessidade de implementar políticas no sentido de habitar o Estado, principalmente no interior, a partir de Ariquemes até os futuros municípios de Colorado do Oeste e Cabixi no extremo sul. Para atingir esse objetivo precisava da implantação de muitas estradas vicinais. Para esse fim, contava-se com o INCRA com os Projetos de Assentamento (PA), além da necessidade de fortalecer um órgão Estadual, no caso o DER/RO. O qual faria a implantação e conservação das rodovias estaduais denominadas Coletoras, que faziam a ligação entre as pequenas Vilas e as sedes dos Municípios, que nessa época eram em número de 11 (onze), exceto Guajará- Mirim e Costa Marques. Todos com sede as margens da rodovia Federal BR-364. Para tanto, 2 eram necessário grandes quantidades de recursos financeiros. Os quais foram viabilizados pelo Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (POLONOROESTE), criado no ano de 1981 e financiado pelo Banco Mundial. Propiciando inicialmente a pavimentação asfáltica da BR-364, no trecho de Cuiabá-MT a Porto Velho-RO, acelerando com isso, o processo migratório para Rondônia. Tendo o Governo Estadual com recursos do POLONOROESTE, implementado grandes obras, como exemplo a criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural (NUARs), os quais, em sua maioria, foram transformados em municípios.
Com as condições fornecidas pelo Governo Federal na distribuição de terras através do INCRA, teve início o crescimento do setor agrícola principalmente com a produção do Cacau e Café. Vindo portanto, a movimentar a economia do Estado; atraindo mais migrantes de outros Estados da Federação; formando-se com isso um ambiente de progresso. Surgiram aí os movimentos sociais e populações que se instalavam em todo território do Estado; todos com muitas dificuldades, mais cheios de esperanças e precisando muito dos serviços públicos. Principalmente de abertura de estradas que fornecesse as condições mínimas para fixação dos colonos a terra.
Nesse contexto eu chego a Rondônia, natural da Paraíba com graduação em Engenharia Civil, pela Universidade de Brasília (UNB), jovem e com muita disposição para o trabalho.
Depois de um estágio na pavimentação asfáltica da BR364, fui contratado pelo DER/RO em Julho de 1983. Destinado portanto, a prestar serviços no interior do Estado, como Engenheiro Fiscal de obras rodoviárias ou gerenciando equipes de serviços por administração direta de manutenção de estradas. Cheguei a ser Engenheiro Residente das Residências Regionais de Cacoal, Ariquemes, Ji- Paraná, Ouro Preto do Oeste e Jarú, como também Diretor de Obras Rodoviárias nos últimos 20 (vinte) anos. Durante o desenvolvimento dessas atividades fui contemplado com o prazer de conhecer todo o Estado. Quase em sua totalidade, as estradas vicinais existentes, principalmente as administradas pelo o DER/RO. Pelo Decreto de Estadual Nº 22.474 de 3 14/12/2017, o DER/RO administra uma extensão de 4.981,00 km de rodovias, sendo que desse total, uma extensão aproximada de 1.500,00 km são asfaltadas. Tive o privilégio de ter participado diretamente em conjunto com outros colegas das obras de todas essas rodovias, desde a primeira a ser pavimentada, a RO-387 em Espigão do Oeste até as últimas que ainda estão em serviços, a RO-257 na região de Ariquemes e a BR-435 (RO-399) na região de Pimenteiras .
Nesses 36 (trinta e seis) anos de trabalho, fiz muitos amigos entre os servidores do órgão, os quais procurei tratá-los com o devido respeito. Esse respeito ao ser humano e ao trabalho, é o princípio básico para o sucesso no desenvolvimento de uma atividade conjunta. E sou muito grato pelo respeito que todos tem por mim, desde os servidores que entraram no órgão junto comigo na década dos anos 80 (oitenta) até os mais recentes. É muito gratificante nas minhas andanças pelo Estado, encontrar servidores que trabalharam comigo a mais de 30 (trinta) anos e os mesmos me cumprimentam com aquela alegria estampada no rosto, isso é a comprovação de que, sempre nos respeitamos, contribuímos mutuamente para o nosso crescimento profissional, e desenvolvemos um trabalho conjunto importante para o povo de Rondônia. Isso não tem preço… significa prazer e felicidade. Sou muito grato e tenho certeza de que tudo valeu a pena.
Sou servidor público com muito orgulho. Sempre procurei desenvolver minhas atividades da melhor forma possível, procurando aprimorar os conhecimentos técnicos, o relacionamento com os colegas de trabalho e, quando tive oportunidade de decisão, dei minha contribuição nos projetos e planejamentos para melhoria da malha rodoviária do Estado, com o objetivo de atender melhor a população de Rondônia.
Quero destacar a importância dos servidores do quadro do DER/RO nos trabalhos desenvolvidos pelo órgão, sempre com muita dedicação, seriedade e competência. Tanto na execução de obras por administração direta, quanto na fiscalização, o órgão precisa investir no seu quadro de servidores, com melhores condições de trabalho, aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos, aquisição de 4 equipamentos adequados de execução e aferição dos serviços e contratação de novos servidores que somados aos existentes consigam desenvolver as atividades tecnicamente corretas.
Considerando que o DER/RO além de ser um órgão executor e também normatizador do setor rodoviário no Estado, precisa de um quadro tecnicamente qualificado para desenvolver todas essas atividades. Sabendo-se portanto, que não é possível formar um profissional com um bom nível técnico em um curto espaço de tempo. O maior patrimônio do órgão é o seu quadro de servidores. Com dinheiro disponível, compra-se qualquer máquina na revendedora mais próxima. Entretanto não é possível contratar imediatamente um bom engenheiro de projeto de estradas ou mesmo um bom operador de motoniveladora e os demais profissionais que desenvolvem as múltiplas atividades do órgão. Se faz necessário, um bom tempo para formar uma boa equipe técnica.
Durante todo esse tempo de atuação, presenciei períodos de grandes investimentos em obras com forte atuação do DER/RO e outros, com menos obras. Não por culpa dos servidores e sim por políticas erradas de governo, que em certos momentos desvirtua as atribuições do órgão, esquecendo que o principal objetivo é manter e melhorar o padrão das estradas sob sua jurisdição. As relacionadas no decreto nº 22.474 de 14/12/2017.
Rondônia, ainda precisa melhorar o padrão de suas estradas. Principalmente planejar e executar com base em bons projetos de engenharia, a pavimentação asfáltica da maioria dessas rodovias, melhorando assim, as condições de tráfico dos usuários e minimizando o custo de manutenção. Sentindo-me com o dever cumprido, ainda que consciente de que poderia ter produzido mais, deixo o meu incentivo para todos meus companheiros servidores públicos do DER/RO, para que continuem prestando um bom trabalho para a população do Estado, com tranqüilidade e harmonia para toda comunidade DER. Não esquecendo da luta por melhores condições de trabalho, sabendo que um órgão fraco, sem estrutura, quadro técnico, bons equipamentos e 5 boas estruturas físicas, implica em perdas para os servidores e a toda população de Rondônia.
Dispondo ainda, de muita energia, vou procurar maneiras de continuar contribuindo de alguma forma com a população de Rondônia. Estado onde continuarei morando, com minha esposa e dois filhos Rondonienses. No mais, agradeço a boa convivência de todos, e ovacionando a oração que Jesus nos ensinou: “… perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”…
Obrigado companheiros servidores do DER/RO;
Obrigado povo amigo de Rondônia.
Porto Velho, 02/07/2019
Eng. Joaquim de Sousa