Porto Velho recebe último encontro microrregional preparatório para o 12º CEP
5 de agosto de 2025, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na noite desta segunda-feira (4), foi realizada em Porto Velho a última reunião microrregional promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), como parte das ações preparatórias para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Calama, reunindo representantes e profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Com o tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, a programação contou com a palestra do engenheiro ambiental e sanitarista Josué da Costa Rocha, que tratou da “Erradicação dos Lixões na Amazônia Legal”, destacando os desafios e alternativas para a gestão de resíduos sólidos na região.
Durante a reunião, diversas propostas foram debatidas e aprovadas, com foco em melhorias para o exercício profissional e desenvolvimento urbano sustentável. Ao final, cinco delegados foram eleitos para representar Porto Velho no 12º CEP, que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, na capital rondoniense.
Essas reuniões microrregionais têm como objetivo principal reunir propostas e contribuições de cada município, que serão debatidas durante o 12º CEP, previsto para os dias 11 e 12 de agosto, em Porto Velho. As sugestões aprovadas poderão ainda integrar a pauta do 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), marcado para acontecer entre os dias 9 e 11 de outubro, em Vitória (ES), logo após a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).
“Esses encontros vão além da discussão de temas técnicos. Eles fortalecem a participação dos profissionais locais, permitindo que cada região reconheça suas fragilidades e potencialidades. É uma oportunidade para promover o diálogo, valorizar experiências e construir propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável das cidades rondonienses. Com isso, reafirmamos o compromisso do Crea-RO em ouvir a base e fortalecer a representatividade das engenharias e áreas afins em todo o estado”, destacou o presidente do Crea-RO, Eng. Edison Rigoli.