Marca do Crea-RO para impressão
Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/presidente-da-fmoi-destaca-importancia-da-copimera-para-mobilizar-a-engenharia-mundial-diante-de-temas-relevantes/>.
Acesso em 14/08/2025 às 18h34.

Presidente da Fmoi destaca importância da Copimera para mobilizar a Engenharia mundial diante de temas relevantes

25 de novembro de 2014, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A partir de quarta-feira (26/11) representantes de vários países das Américas estarão reunidos na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para participar da XXIV Assembleia da Confederação Pan-americana da Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera) e da IV Cúpula de Colégios de Engenharia. O responsável pela palestra magna será o presidente eleito da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), engenheiro mecânico Jorge Spitalnik.

No dia 26 de novembro, ele vai palestrar sobre o tema “Mobilidade e certificação profissional”. Spitalnik complementa que também serão discutidos com os participantes sistemas de registro de profissionais graduados no exterior em diversos países das Américas;  ações na Fmoi e Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros) para estabelecer mecanismos para o exercício profissional da Engenharia em países diferentes dos de origem do título; a Aliança Internacional de Engenharia (IEA); e as conclusões sobre a situação das políticas de mobilidade profissional. 
 

Presidente da Fmoi, Jorge SpitalnikPresidente da Fmoi, Jorge Spitalnik

1)   Como o senhor avalia a importância de eventos como a Copimera?
Eventos internacionais, como a atual reunião da Copimera, têm a importância de permitir conjugar posições das comunidades profissionais da região perante assuntos de interesse comum, ressaltando a união de propósitos dessas comunidades e reforçando o peso político que, unidas, as mesmas representam.
 
2)   Sobre a Fmoi, qual a opinião do senhor, como engenheiro brasileiro, a respeito da gestão na maior congregação de associações de engenheiros do mundo? 

Existe um grande respeito internacional pela qualidade da Engenharia brasileira, o que facilitará uma administração focada no atendimento aos atuais problemas confrontados pelos profissionais engenheiros no âmbito mundial, como, por exemplo, o reconhecimento da sociedade e dos governos da necessidade da intervenção do engenheiro  na identificação de tecnologias adequadas para promover a segurança socioeconômica e o desenvolvimento sustentável dos povos,  na utilização, por políticos, industriais e cidadãos em geral, dos processos conceituais da Engenharia nos mecanismos de decisão sobre políticas e investimentos e, em particular, na viabilidade das propostas, assim como  na promoção de acordos binacionais ou internacionais para permitir o exercício da profissão de engenheiro em países diferentes dos da sua formatura.  
 
3) E como isso pode influencia a Engenharia do Brasil?
Em primeiro lugar, a integração dos engenheiros brasileiros nos programas da Fmoi permite uniformizar padrões de qualidade do exercício profissional compatíveis com os existentes nos países mais desenvolvidos científica e tecnologicamente. Em segundo lugar, a implantação de acordos que assegurem a mobilidade dos engenheiros brasileiros abrirá grandes possibilidades de trabalho em outros mercados com elevado grau de desenvolvimento. 
 
4)   Como o Confea poderia contribuir de maneira efetiva com a Fmoi? 
O Confea já faz parte da Fmoi como membro associado e é considerado elemento essencial para o sucesso dos programas de mobilidade envolvendo o exercício profissional de engenheiros brasileiros em outros países e vice-versa. Também, a influência do Confea na elaboração de políticas de promoção da Engenharia no Brasil servirá como exemplo a ser seguido por organizações similares de outros países pertencentes à Fmoi.
 
A programação da Copimera, que será realizada de 26 a 28 de novembro, também contará com outros dois palestrantes de renome: o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro, e o professor doutor Luiz Vicente Gentil, da Universidade de Brasília (UnB).

A XXIV Assembleia da Copimera e a IV Cúpula de Colégios de Engenharia são reuniões realizadas entre as entidades membros da Confederação para tratar de assuntos inerentes às profissões e, ainda, de assuntos internos da Copimera. A edição 2014 da assembleia da Copimeira no Brasil é organizada pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee), e conta com patrocínio da Mútua e apoio do Confea.

Fonte: Confea