Disponível em <https://www.crearo.org.br/gerais/institucionais/presidente-do-crea-ro-participa-do-forum-norte-e-nordeste-dos-presidentes-de-creas/>.
Acesso em 15/05/2024 às 20h24.

Presidente do Crea-RO participa do Fórum Norte e Nordeste dos Presidentes de CREA’s

27 de abril de 2024, às 10h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Crea-RO, Edison Rigoli se reuniu, nesta quinta  e  sexta-feira (25 e 26), com os presidentes dos conselhos regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do Norte e Nordeste, no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), sediado na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) em Rio Branco. A reunião foi um intercâmbio entre os estados no debate de pautas como infraestrutura, saneamento básico, corpo técnico e como a engenharia contribui para uma gestão diferenciada.

Este evento representa uma importante oportunidade para líderes e representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA’s) das regiões Norte e Nordeste do Brasil se reunirem e discutirem questões importantes para o desenvolvimento das engenharias em nossas regiões. Com uma programação abrangente, o Fórum abordou temas de relevância estratégica, como políticas públicas para o setor, inovação tecnológica, ética profissional, fiscalização, capacitação e muito mais. Além disso, foi um espaço para troca de experiências, networking e fortalecimento dos laços entre os regionais dos Crea’s.

O Fórum contou com a participação de renomados palestrantes, representantes de entidades governamentais, setor privado e sociedade civil, que contribuirão com suas visões e experiências para enriquecer os debates e deliberações do evento. O Fórum Norte e Nordeste dos Presidentes de Crea’s é uma iniciativa conjunta que visa promover o alinhamento estratégico e a cooperação entre os Conselhos Regionais, buscando impulsionar o desenvolvimento sustentável e a excelência profissional em nossas regiões.

Na oportunidade, os presidentes tiveram uma reunião com o Governador do Acre, Gladson Cameli, que discutiram a importância da união do Crea com o governo do Estado no avanço na área de infraestrutura nas regiões.

O presidente do Crea-RO Eng.Edison Rigoli, expressou sua satisfação com o evento, destacando o quanto foi produtivo e inspirador. “É ótimo ver um governador que valoriza a expertise técnica, especialmente na área da construção civil e infraestrutura, onde o conhecimento especializado é importante para o desenvolvimento e a segurança das obras. Ter acesso direto ao governador e poder discutir questões importantes com ele é uma oportunidade valiosa. Sua experiência prévia como engenheiro de pavimentação certamente o torna mais consciente das necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais do setor. É encorajador ver líderes que reconhecem a importância da tecnicidade e se envolvem ativamente com instituições como o Crea. Isso mostra um compromisso real com o avanço e a qualidade das infraestruturas no país”, frisou o presidente.

O governador Gladson Cameli pontuou a importância desses encontros para que os estados debatam desafios em comum e também suas particularidades.

“A engenharia nos dá mecanismos para entender, resolver, conectar. Fazer uma obra no Tocantins não é a mesma coisa de fazer uma obra no Acre, é preciso entender. Sou grato ao Crea, porque sozinho não consigo, se não tiver o apoio de vocês. Temos um Brasil imenso e esse intercâmbio é importante para conhecermos melhor cada estado brasileiro.”