Presidentes do Confea e Crea-RO abordam a situação da engenharia no país
27 de junho de 2013, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Na tarde da última sexta-feira, 07, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, concedeu uma série de entrevistas aos veículos de comunicação para falar sobre a atual situação da engenharia no país, da demanda cada vez mais crescente, da preocupação do Conselho Federal em intensificar a fiscalização do trabalho do engenheiro, sobre a
ampliação das funções e atuações dos Creas do Brasil, sobre como a população pode ter acesso aos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho e qual a sua função, entre outros temas.
O presidente estava participando da 1ª Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes, que a capital sediou.
José Tadeu destacou a importância da participação do profissional na gestão pública. “Os engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos e geógrafos, técnicos e tecnólogos dessas modalidades são profissionais que têm notório conhecimento e saber técnico-científico. E muitas vezes a solução para os setores habitação, transportes, meio ambiente, saneamento básico, planejamento urbano e
energia, entre outros, está na área tecnológica”, disse o presidente.
Durante a entrevista o presidente foi indagado sobre a falta de engenheiros no país e a atual situação.
“Já temos engenheiros desempregados, então não há falta de engenheiros. Aí entra a questão do Produto Interno Bruto, o PIB. Tudo que sai do país, 70% envolve o conhecimento da engenharia. Projetaram um PIB de 5% a 7%, só que isso não aconteceu. Se ocorresse um crescimento no Brasil de 4% a 6%, nós iríamos precisar de 300 mil engenheiros e formaríamos 120 mil e teríamos um déficit de engenheiros. Consequentemente, a falta de profissionais não é o problema. Mas
alguns campos de atuação, ainda é escasso, como por exemplo, no campo da mineração, do petróleo, do gás e do óleo, a demanda de profissionais não é tão grande" disse Tadeu.
Também concederam entrevista, os presidentes do Crea do Distrito Federal, o engenheiro civil Flávio Correia, a presidente do Crea de Tocantins, engenheira civil Roberta Castro, entre outros presidentes de Creas de outros estados brasileiros.
O presidente do Crea-RO, engenheiro civil, Nélio Alencar, abordou ainda a missão do Conselho em atuar em consonância com o Confea, promovendo a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais.
"O Crea completa em 2013, trinta anos atuando em defesa da sociedade e não medirá esforços na busca pela excelência. A engenharia tem um papel fundamental no desenvolvimento do país", disse Alencar.
Na ocasião, o presidente do Confea visitou o estande do Crea Rondônia no III Festival da Casa Própria, realizado no espaço do Bingool Clube, em Porto Velho.
“Temos um papel social muito grande, e com essas atitudes, nós nos colocamos à disposição da sociedade garantindo qualidade de vida à população”, disse Tadeu, que visitou ainda os viadutos na capital.
Clique aqui e confira todas as imagens.
Por Narah Braga